sábado, 30 de junho de 2018

1° CONGRESSO NACIONAL DO MOVIMENTO PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA NA GUINÉ-BISSAU ENTRE DIAS 1 E 2 DE JULHO DE 2018

Grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC e  vários outros militantes dissidentes do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde, (PAIGC) decidiram criar o "Movimento para Alternância Democrática na Guiné-Bissau" com lema: UNIDADE JUSTIÇA E PROGRESSO vai-se realizar o seu 1° Congresso Constituinte do Movimento em Ponta Gardete Região do Biombo, com presença oficial de 2000 delegados e vários convidados.
Número de regiões representada e total de delegados oficiais:
1. Região de Tombali total de delegados 100;
2. Região de Quinara total de delegados 100;
3. Região de Bolama total de delegados 100;
4. Região de Cacheu total de delegados 180;
5. Região de OIO total de delegados 180;
6. Região de Bafatá total de delegados 180;
7. Região de Gabú total de delegados 180;
8. Região de Biombo total de delegados 180;
9. Região SAB total de delegados 180;
Ainda sem contar com aderência de vários outros militantes dissidentes do PAIGC e convidados de honra!
A comissão Organizadora do Congresso Constituinte do Movimento de Alternância Democrática da Guiné-Bissau, informa que vai ter convidados de diferentes partidos polítocos no congresso que terá lugar no dia 01 e 02 de Julho de 2018.
FONTE: ÁFRICA NEWS BISSAU

P.A.I.G.C RECUSOU CONVITE DO G15

ÚLTIMA HORA! 


PAIGC recusa receber categoricamente convite de participar no 1° CONGRESSO Constituinte do Movimento para Alternância Democrática Grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC.
Tudo indica que não vai ter mais negociação de regresso dos 15 deputados expulso do partido.

Fonte: ÁFRICA NEWS BISSAU.

CALOS GOMES JUNIOR (CADOGO JR)



ULTIMAS  HORAS




 O Ex-Primeiro ministro e antigo presidente do PAIGC Carlos Gomes Jr será cabeça de lista num dos círculos eleitorais de Bissau, através de lista dos deputados do MOVIMENTO PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (G-15 MADEM) segundo um deputado de (G-15) citou AFRICA NEWS BISSAU  que CADOGO vai estar presente no 1° congresso desta organização, que terá lugar entre dia 01 e 02 de julho em ponta Gardete arredor de Bissau.

Fonte: ÁFRICA NEWS BISSAU.

quinta-feira, 28 de junho de 2018


Guiné Bissau: Chuvas provocam dois mortos e centenas de famílias ficaram sem tecto

















Época das chuvas coloca autoridades e cidadãos em alerta
Duas crianças mortas e dezenas de casas destruídas é o balanço de fortes chuvas que atingiram a capital da Guiné-Bissau nesta quinta-feira, 28.
Há relatos de centenas de famílias que ficaram sem tecto e que aguardam agora por algum apoio do Estado.
Esta não é a primeira vez que isso acontece, sobretudo, nos bairros periféricos da capital, deixando centenas de membros de famílias sem tecto.
No terreno, a ÁFRICA NEWS BISSAU registou testemunhos de algumas vitimas das enxurradas que atingem Bissau e outros pontos do país desde ontem.
Há também escolas destuídas.
A capacidade de resposta do Estado guineense, na maioria dos casos, resume-se ao fornecimento de chapas de zinco.
A época das chuvas tem constituído um grande problema para os residentes de Bissau, cujas habitações são, na sua maioria, muito precárias.
Sabe-se que o Serviço Nacional de Proteção Civil, já desencadeou uma operação de registo das casas destruídas pelas chuvas e as respectivas vítimas.

terça-feira, 26 de junho de 2018

PRISÃO EMINENTE A QUALQUER MOMENTO NA GUINÉ-BISSAU

EXCLUSIVO!

LÍDER DO PAIGC DOMINGOS SIMÕES PEREIRA PODER SER PRESO PELA POLICIA JUDICIARIA QUALQUER MOMENTO NA GUINÉ-BISSAU.
PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA DR BACARI BIAI ESTA DECIDIDO NO COMBATE A CORRUPÇÃO NO APARELHO DE ESTADO GUINEENSE.

FONTE SEGURO GARANTIU (AFRICA NEWS BISSAU) QUE NÚMERO DE SEGURANÇA VAI SER AUMENTADO NO MOMENTO DE DETENÇÃO.
PROCURAMOS SABER SE TROPAS DE ECOMIB QUE ESCOLTA DSP VAI REAGIR CONTRA FORÇA POLICIAS QUE VÃO CUMPRIR MANDADO DE DETENÇÃO, RECUSOU DE NOS FALAR DA SITUAÇÃO.

EXISTE GRANDE MOVIMENTAÇÃO NA SEDE DO PAIGC NESTE PRECISO MEMENTO, PROCURAMOS FALAR COM DIRIGENTES DO PARTIDO, MAIS NINGUÉM QUIS FALAR CONOSCO DEVIDO INDIGNAÇÃO QUE ABALOU TODO MUNDO. 

    

segunda-feira, 25 de junho de 2018

BASTONÁRIO DE ADVOGADOS DA GUINÉ-BISSAU ACUSA MAGISTRADOS DE «VENDEREM» DESPACHOS



O bastonário da ordem dos advogados da Guiné-Bissau, Basílio Sanca, queixou-se hoje de um alegado esquema de «venda de despachos» por magistrados do Ministério Público e acusou os tribunais de aniquilarem a realização da justiça no país.

Basílio Sanca fez estas denúncias na abertura de um seminário de formação e vulgarização do direito e da justiça comunitária promovido pela UEMOA (União Económica de Estados da África Ocidental) que hoje teve início em Bissau e que termina quinta-feira.

O seminário destina-se aos juízes, magistrados e polícias guineenses.

Na sua intervenção, o bastonário dos advogados da Guiné-Bissau afirmou que «a investigação judicial desapareceu» no Ministério Público, «dando lugar à venda dos despachos» por parte de magistrados, sem, no entanto, apontar casos concretos.

«Nos tribunais a investigação deu lugar à aniquilação dos direitos, através de esquemas de concertação em todas as instâncias até ao topo», defendeu Basílio Sanca.

Fonte: África News Bissau

EQUIPA TÉCNICA PORTUGUESA EM BISSAU PARA AVALIAR APOIO ÀS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS



Uma equipa técnica do Ministério da Administração Interna e da Justiça portugueses chega na terça-feira à Guiné-Bissau para avaliar o apoio às eleições legislativas, divulgou hoje fonte da embaixada de Portugal em Bissau.

Segundo a mesma fonte, a equipa é composta por dois elementos do Ministério da Administração Interna e um do Ministério da Justiça e vai ficar em Bissau até 28 de junho.

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, anunciou a 17 de junho que Portugal deverá ajudar a Guiné-Bissau no registo de cidadãos eleitores e que uma equipa deveria chegar até ao final do mês de junho.

A Guiné-Bissau debate-se com dificuldades financeiras e técnicas para a realização do registo de cidadãos eleitores e as autoridades do país africano analisam várias possibilidades que poderão levar a que o escrutínio tenha lugar na data marcada, 18 de novembro.

De concreto, Bissau depara-se com falta de equipamentos para o registo biométrico dos cerca de um milhão de potenciais eleitores, projetados pela Comissão Nacional de Eleições.

De acordo com o primeiro-ministro guineense, o chefe do Governo de Portugal, António Costa, disponibilizou o apoio nesse sentido com o envio de uma equipa que vai analisar a possibilidade de uma colaboração.

Durante a sua estada em Bissau, a equipa vai participar, na quarta-feira, numa reunião no Palácio do Governo sobre eleições, que contará também com a presença da comunidade internacional e das entidades guineenses responsáveis pela organização do escrutínio.

domingo, 24 de junho de 2018

EXCLUSIVO!

FALSO RESGATE A BANCOS COMERCIAS ESTA SENDO DEVOLVIDO NO COFRE DE TESOURO PUBLICO NA GUINÉ-BISSAU.

CERCO DE MINISTÉRIO PUBLICO GUINEENSE FEZ COM QUE DEVOLVERAM 14 MIL MILHÕES DE FCF, TOTAL DESVIADO É 34 BILHÕES DE FCF.

ÁFRICA NEWS BISSAU VAI TRAZER MAIS INFORMAÇÕES DE DEVOLUÇÃO DE 14 MIL MILHÕES DE FCF. 


Guiné Bissau : A grande entrevista de José Mário Vaz

Na Guiné-Bissau, o Presidente José Mário Vaz completa 4 anos de mandato no próximo Sábado, e deu a primeira grande entrevista à imprensa, na qual abordou - nomeadamente, as nomeações de vários Primeiros-ministros, que disse (sem rodeios) ter demitido por sentir que eles não estavam a responder aos anseios do povo.

Nesta grande entrevista à imprensa, o Presidente José Mário Vaz aproveitou para falar, entre vários temas, das suas motivações para ter nomeado vários Primeiros-ministros nos quatro anos em que está na presidência guineense.
José Mário Vaz disse - sem rodeios - que demitiu os primeiros-ministros por sentir que aqueles não estavam a responder aos anseios do povo.
O Presidente guineense abordou igualmente o tema da corrupção, do seu projecto de incentivo à lavoura do arroz, o preço do caju, a exploração dos recursos naturais, que disse ser prematuro.
Sobre se se vai candidatar novamente à presidência em 2019, José Mário Vaz disse ser ainda muito cedo falar desse assunto, que a tarefa agora é preparar e realizar as eleições legislativas no dia 18 de Novembro.
Fonte: África News Bissau.

ONU promete mobilizar ajuda para eleições em novembro na Guiné-Bissau se a data for mantida

O novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o brasileiro José Viegas Filho, anunciou a mobilização internacional para apoiar financeiramente as eleições legislativas, previstas para novembro, caso seja mantida a data do escrutínio.

Parlamento da Guiné-Bissau quer que o Supremo Tribunal castigue o Procurador-Geral da República

Parlamento da Guiné-Bissau quer que o Supremo Tribunal castigue o Procurador-Geral da República que acusa de crimes de violação de segredo de justiça, coação e violação de competências. Em causa está o que para o Parlamento é "uma perseguição contra o deputado Domingos Simões Pereira."
O Parlamento guineense, através do seu líder, Cipriano Cassamá, queixou-se do Procurador-Geral da República, Bacari Biai, junto do Supremo Tribunal de Lustiça, por considerar que ele violou o segredo de justiça, proferiu calúnias e difamação contra o ex-primeiro-ministro, e líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.
É que a Procuradoria quer ouvir Simões Pereira, na qualidade de suspeito de alegados crimes de má gestão de fundos públicos quando liderou o governo entre 2014 e 2015.
A Procuradoria pediu que o Parlamento levantasse a imunidade parlamentar a Domingos Simões Pereira, que é deputado, mas a Comissão permanente negou tal pedido.
O Procurador-Geral, Bacari Biai, não satisfeito com a recusa, anunciou num programa de rádio que será da responsabilidade do Parlamento a decisão que vai ser tomada pela Procuradoria-Geral da República sobre o suspeito Domingos Simões Pereira, que tem estado há mais de um mês fora da Guiné-BIssau.
Aqui na Guiné-Bissau fala-se na possibilidade de Simões Pereira ser detido, à força, no momento em que chegar ao país.
Um grupo de cinco advogados guineenses, patrocinou esta queixa-crime do Parlamento contra o Procurador-Geral, esperando que o Supremo Tribunal de Justiça atue contra Bacari Biai por alegado crime de coação contra um deputado da Nação que desempenhou as funções de primeiro-ministro e que é ainda líder partidário.
O Parlamento quer ainda ver Bacari Biai responsabilizado por crime de violação de funções.

19/06/2018