terça-feira, 17 de julho de 2018

PRESIDENTE GUINEENSE GARANTE ELEIÇÕES


O Presidente da Guiné-Bissau diz que o país vai realizar eleições, apesar das dificuldades financeiras. José Mário Vaz, que participa na XII cimeira da CPLP na ilha do Sal, admitiu que o país precisa de cerca de três milhões dólares para fechar o orçamento.




José Mário Vaz garantiu que apesar das dificuldades financeiras a Guiné-Bissau vai realizar eleições legislativas no próximo dia 18 de Novembro. Em declarações à comunicação social, o chefe de Estado guineense, que representa o país na XII cimeira da CPLP na ilha do Sal, admitiu que vai pedir “apoio aos pares”.
“No dia 18 estão marcadas as eleições legislativas para 18 de Novembro. Estamos a enfrentar algumas dificuldades e vamos pedir o apoio dos nossos pares no sentido de ajudar a colmatar essa brecha que existe a nível do orçamento”, salientou.
Apesar de não ter autorização do governo para falar sobre o financiamento do escrutínio, José Mário Vaz acabou por avançar que o país necessita de cerca de três milhões de dólares para “fechar o orçamento”.
Fonte: África News Bissau

GUINÉ-BISSAU-----INSS INICIA CAMPANHA COERCIVA PARA RECUPERAÇÃO DAS DÍVIDAS DE SEGURANÇA SOCIAL

INSS INICIA CAMPANHA COERCIVA PARA RECUPERAÇÃO DAS DÍVIDAS DE SEGURANÇA SOCIAL


A direção geral de Instituto de Segurança Social (INSS) lançou esta quinta-feira (11 de julho) a campanha coerciva de recuperação das dívidas da segurança social e o imposto profissional que terá a duração de 6 meses.
A campanha visa recuperar no mínimo 800 milhões num total de 5 bilhões de francos CFA.
A margem da cerimónia do lançamento, o director-geral do instituto Roberto M´besba afirmou que num universo de dois mil e noventa empresas em activo e inscrito no instituto, somente quatrocentos é que pagam regularmente “mas não significa que estas empresas não têm dívidas. Devem entre três a quatro meses”.
No tocante a possível medida coerciva a ser implementada durante a campanha, Mbesba explica que empresa que não cooperar com o instituto será fechada, mas antes vão iniciar com sensibilização das empresas. “ Há outros patronatos que não cooperam em termos de pagamento de segurança social por terem cunho político forte mas que no entanto descontam seus trabalhadores sem depositar no INSS”.
Por outro lado, reconheceu a existência de morosidade no pagamento de pensões garantindo depois que tal já se encontra resolvido.
No referente a Comunicação social, o diretor explica que só a Radio Sol Mansi e RTP África é que contribuem para segurança social dos seus trabalhadores.

Fonte: Radio Sol Mansi

sábado, 7 de julho de 2018

MOVIMENTO GUINEENSE PARA O DESENVOLVIMENTO---MGD

Adicionar legenda
M.G.D 
NOVO FORMAÇÃO POLITICA DE GUINÉ-BISSAU QUE PRETENDE CONCORRER ELEIÇÃO LEGISLATIVO DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2018.
FUNDADO PELO UMARO DJAU JORNALISTA GUINEENSE RADICADO NOS ESTADOS UNIDOS DE AMERICA, UM VISIONÁRIO QUE PENSA NO PROGRESSO DE UM GUINÉ-BISSAU  POSITIVO.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

EXCLUSIVO, CASO DE FALSO RESGATE.

IMAGEM DE DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO DE FALSO RESGATE REALIZADO NA GUINÉ-BISSAU EM 2015.

PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA DE GUINÉ-BISSAU CONTINUA TRABALHAR FORTE NA RECUPERAÇÃO DOS VALORES DESVIADO PELO ANTIGO  GOVERNO DO P.A.I.G.C.
A PRIMEIRA PARCELA QUE FOI DEVOLVIDO É 14 MIL MILHÕES DE (F.C.F) DEPOSITADO NA CONTA INDICADO PELO MINISTÉRIO PUBLICO.

Fonte: Joelson da Silva Silva.




terça-feira, 3 de julho de 2018

ÁFRICA E FRANÇA DETERMINADOS EM LUTAR CONTRA O TERRORISMO

Foto: Presidentes e Chefes de governo dos países´de África.
A União Africana acolheu no dia de encerramento da sua cimeira na capital mauritaniana o presidente francês. Emmanuel Macron reafirmou nesta terça-feira a determinação de Paris em apoiar o G5 Sahel, dispositivo militar operacional de há um ano a esta parte, de novo alvo de atentados esta semana no Mali e no Niger.
Os cinco chefes de Estado africanos das forças do G5 Sahel reuniram-se com Emmanuel Macron em Nouakchott após os ataques jihadistas de sexta-feira última em Sévaré, no centro do Mali, e também de domingo, visando o quartel general do dispositivo.
G5 Sahel engloba a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger e o Chade pretende ser uma resposta regional ao terrorismo e apoia-se na operação militar francesa Barkhane em curso.
Um dispositivo que padece de problemas de financiamento. A ideia seria que 75% do financiamento viesse a prazo da comunidade internacional, com os restantes 25% a chegarem dos próprios africanos.
O chefe de Estado da França reafirmou em Nouakchott o compromisso do seu país em prol da estabilização em África.
Fonte: RFI

BRAIMA CAMARA PRESIDENTE DE MADEM-G15 RENUNCIOU CARGO DE DEPUTADO NA GUINÉ-BISSAU

EXCLUSIVO!

BRIAMA CAMARA VULGO BÁ KEKUTO, RENUNCIOU CARGO DE DEPUTADO DE NAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU.

domingo, 1 de julho de 2018

BISSAU: CONSTITUIÇÃO DO MADEM- G15

2.200 delegados, vindos de todos os cantos da Guiné-Bissau e algumas partes do Mundo, estão reunidos no congresso constituinte do MADEM- G15, Movimento de Alternância Democrática, um movimento criado por dissidentes do PAIGC, essencialmente apoiantes dos 15 deputados expulsos do PAIGC.